Infecção por Clostridioides Difficile

people-families-4

Infecção por Clostridioides difficile

Clostridioides difficile é uma bactéria que desencadeia inflamação intestinal e é conhecida por ser uma das causas mais comuns de infecções hospitalares.

Clostridioides difficile

Clostridioides difficile (C. difficile) é uma bactéria que desencadeia inflamação do cólon. A infecção por C. difficile causa diarreia, problemas intestinais graves (incluindo febre, dor abdominal e náuseas) e pode ser fatal. 1

A infecção por C. difficile causa aproximadamente meio milhão de doenças a cada ano, só nos Estados Unidos.2 É conhecida por ser uma das infecções hospitalares mais comuns,3,4 e uma em cada 11 pessoas com mais de 65 anos morrerá de infecção por C. difficile associada aos cuidados de saúde.

Pessoas que tomaram antibióticos recentemente, aqueles com mais de 65 anos e aqueles em hospitais ou casas de repouso estão entre as pessoas com maior risco de infecção por C. difficile.

Clostridioides difficile está em evidência

A antibioticoterapia é o tratamento padrão após o diagnóstico inicial de C. difficile. No entanto, com a crescente preocupação com a resistência antimicrobiana,5
novas abordagens para tratamento dessas infecções são necessárias.

Infecção recorrente por Clostridioides difficile é um desafio para a saúde

Um desafio no manejo da infecção por C. difficile é o fato de que ela pode reaparecer após o tratamento: os casos de recorrência aumentaram drasticamente nas últimas duas décadas.6

Uma abordagem baseada no microbioma para prevenção de infecções recorrentes por Clostridioides difficile

Como parte do compromisso da Ferring em desenvolver medicamentos que transformam vidas e ajudar as pessoas a ter uma vida melhor, estamos trabalhando com nossos parceiros para entender o microbioma humano e seu papel na saúde e na doença. Atualmente, estamos explorando o potencial de reabilitação do microbioma intestinal para ajudar as pessoas a prevenir infecções recorrentes por C. difficile.

Referências bibliográficas

  1. What Is C. diff? Centers for Disease Control and Prevention. Disponível em: www.cdc.gov/cdiff/what-is.html. Acesso em: outubro 2019.
  2. Nearly half a million Americans suffered from Clostridium difficile infections in a single year. Press release. Centers for Disease Control and Prevention. Disponível em: https://www.cdc.gov/media/releases/2015/p0225-clostridium-difficile.html. Acesso em: outubro 2019.
  3. Magill SS, Edwards JR, Bamberg W, et al. Multistate point-prevalence survey of health care-associated infections. N Engl J Med. 2014;370:1198-208.
  4. Magill SS, O’Leary E, Janelle SJ, et al. Changes in Prevalence of Health Care-Associated Infections in U.S. Hospitals. N Engl J Med. 2018;379:1732-44
  5. Antibiotic resistance. World Health Organization. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/antibiotic-resistance. Acesso em: 2 de julho 2019.
  6. Ma GK, Brensinger CM, Wu Q, et al. Increasing Incidence of Multiply Recurrent Clostridium difficile Infection in the United States: A Cohort Study. Ann Intern Med. 2017;167:152-8.