Câncer de próstata
Cancer de próstata é um dos tipos mais comuns de câncer entre os homens: dados americanos estimam que 1 a cada 8 homens1 desenvolverá a doença em algum momento ao longo da vida. A doença afeta principalmente homens idosos, com aproximadamente 60% dos casos diagnosticados em homens a partir de 65 anos ou mais.2
Embora o câncer de próstata possa crescer rapidamente e se disseminar, em um número considerável dos casos, ele apresenta crescimento lento e pode permanecer confinado a glândula prostática por anos (câncer localizado). Nos estágios iniciais da doença a maior parte dos pacientes não apresenta sintomas. Entretanto, conforme o câncer se desenvolve, pode invadir e danificar tecidos adjacentes e/ou se espalhar para outras áreas do corpo (metástase).
Alguns testes podem ser utilizados para a rastrear o câncer de próstata, incluindo a dosagem do antígeno prostático específico (PSA), que mede o nível dessa proteína no sangue. Um nível elevado de PSA pode indicar a presença de câncer de próstata, embora seu diagnóstico dependa da confirmação anatomopatológica de cancer nas amostras coletadas na biópsia de próstata. O teste de PSA frequentemente é utilizado em combinação com o exame digital retal.
Após o diagnóstico do câncer de próstata, o estadiamento da doença irá informar o(a) médico(a) com precisão a extensão da doença (doença localizada? doença metastática?).3 A partir desse resultado, será definido o tratamento para cada paciente.
Os cânceres normalmente são estadiados utilizando o sistema TNM. No caso do câncer de próstata, esse sistema considera:
– T: o tamanho do tumor primário
– N: se há linfonodo comprometido
– M: se o tumor se disseminou além da glândula prostática (metástase)
Nos primeiros anos da doença o crescimento do câncer de próstata depende da testosterona. Em determinados estágios da doença pode ser necessária a administração de medicamento para redução da produção de testosterona pelo paciente (terapia de privação androgênica), tanto temporariamente (parte dos pacientes que são submetidos à radioterapia) quanto indefinidamente (para tentar postergar a progressão da doença).
Referências bibliográficas:
- Prostate cancer. SEER website(https://seer.cancer.gov/csr/1975_2018/browse_csr.php?sectionSEL=1&pageSEL=sect_01_table.15). Atualizado 15 de abril de 2021, último acesso 22/12/2021.
- Prostate cancer. American Cancer Society Web site.(cancer.org/cancer/prostate-cancer/about/key-statistics). Último acesso 02 de dezembro de 2021
- Prostate cancer Guideline. European Association of Urology website. (https://uroweb.org/guideline/prostate-cancer/). Último acesso 02 de dezembro de 2021