Noctúria

people-families

Noctúria

A noctúria é uma das causas mais comuns de perda de sono, afetando mais da metade dos homens e mulheres com mais de 50 anos

Acordando a noite

A noctúria (ou a necessidade de acordar pelo menos uma vez por noite para urinar) é uma das causas mais comuns de perda de sono, afetando mais da metade dos homens e mulheres com mais de 50 anos1. Dados de literatura demonstram que em um ano aproximadamente 12.5, 1.2 e 8.6 milhões de pacientes com mais de 20 anos na Alemanhã, Suécia e Reino Unido, respectivamente, têm o sono interrompido regularmente pela necessidade de urinar2, causando cansaço diurno e, consequentemente, problemas de saúde e psicologicos3,4.

Importância do sono

O sono está relacionado a diversas funções vitais, como manutenção de energia, reabilitação, reparo do corpo, além de melhorar a função cognitiva e estender a expectativa de vida.

Não é a duração total do sono que importa, mas uma duração adequada de sono ininterrupto. Cinco ou seis horas de sono sem perturbações são muito mais benéficas do que dez horas de sono perturbado.

A forma mais importante e profunda de sono ocorre no início da noite, geralmente durante as primeiras três a quatro horas. Ser acordado durante esta fase do sono tem o maior impacto no desempenho diurno de um indivíduo.

Noctúria – uma condição médica

À noite, o corpo aumenta naturalmente a liberação de um hormônio antidiurético, chamado vasopressina, que reduz o volume de urina produzido para cerca de um terço da produção diária total. Isso limita a necessidade de esvaziar a bexiga durante o sono. No entanto, em muitos casos de noctúria, o volume médio de urina produzido durante a noite é maior do que a bexiga pode comportar6.

A noctúria foi recentemente reconhecida como uma condição médica independente, em vez de um sintoma causado por outro distúrbio1. Geralmente é causada por um desequilíbrio entre a produção noturna de urina e a capacidade de armazenamento da bexiga. Pesquisas recentes sugerem que a produção aumentada de urina é a causa da maior parte dos casos de noctúria

 

Referências Bibliográficas

  1. Bozkurt O, et al.Mechanisms and grading of nocturia: Results from a multicentre prospective study. Int J Clin Pract.2021 Mar;75(3):e13722.
  2. Weidlich D, et al. Annual direct and indirect costs attributable to nocturia in Germany, Sweden, and the UK. Eur J Health Econ. 2017 Jul;18(6):761-771.
  3. Przydacz M, Skalski M, Golabek T, et al. Nocturia has no impact on depression severity in patients suffering from depression but correlates with sleep quality. Psychiatr Pol. 2018; 52: 835-842.
  4. Przydacz, M.; Chlosta, M.; Dudek, P.;et al. Desmopressin treatment for nocturia caused by nocturnal polyuria: Pratical guidelines. Central Eur. J. Urol. 2020, 73, 498-505.
  5. Chkroverty S. Overview of sleep & sleep disorders. Indian J Med Res. 2010;131:126-40.
  6. M. et al. Nocturia: state of the art and critical analysis of current assessment and treatment strategies. World J Urol. 2014 Oct;32(5):1109-17.

 

Saiba mais sobre a Ferring em Uro-oncologia